Co-op no Canadá: Descubra o que é, e Embarque Nessa!

Co-op no Canadá: Descubra o que é, e Embarque Nessa!

Viajar para outro país é uma experiência maravilhosa. Aprender o idioma, conhecer a cultura, provar a gastronomia, huumm…. Mas dá para ir muito além da “turistada” tradicional.
Que tal ter acesso a tudo isso e ainda estudar e trabalhar? Uma das formas de realizar esse sonho é com o programa Co-op no Canadá. Peraí, você ainda não sabe o que é isso? Como assim???
Então vem com a gente que vamos explicar tudinho!

Co-0-quê?

Co-op! Se você nunca tinha ouvido falar, preciso dizer: que mega oportunidade você estava perdendo, hein?!?
O Co-op é um programa que junta estudo e trabalho. Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar o Co-op não é um curso especificamente, e sim a oportunidade que instituições de ensino (superiores, técnicas e tecnológicas) dão a seus estudantes de colocarem em prática tudo que foi aprendido em sala de aula.

Ou seja, é como os estágios aqui do Brasil, para os mais diferentes cursos, contribuindo para que você adquira não só conhecimento teórico durante a sua permanência no país, mas também vivência na área que pretende atuar profissionalmente.

O Co-op é dividido mais ou menos assim: durante um período você frequenta a universidade normalmente, assistindo as aulas e participando de todas as atividades. Depois, você é direcionado para trabalhar na área correspondente ao seu curso.
Aqui vale uma observação: algumas escolas mantêm parcerias com empresas que atuam no mesmo segmento dos cursos ministrados. Quando isso acontece, as empresas costumam convidar periodicamente os alunos da instituição para participar do programa Co-op.

Se você for um dos indicados pela escola aproveite para mostrar todo seu potencial durante a entrevista que eles fazem antes da contratação. Ah! Mas para que a escola indique você, seu desempenho durante o curso é levado em conta. Então foco que o retorno vem!

Essas indicações e parcerias não são um critério do Co-op. Há instituições que deixam os alunos à vontade para buscarem as oportunidades nas empresas que despertam maior interesse. Assim como há também escolas que cobram taxas para auxiliar na procura de vagas. Mas nada que se informando antes não seja facilmente resolvido!

Vantagens do Co-op

Até aqui tudo maravilhoso, certo? Agora vai ficar ainda mais! Participando do programa Co-op, além de aprender — ou aprimorar — outro idioma, vivenciar a cultura e conhecer novos lugares e pessoas, seu período de trabalho é remunerado! Olha que coisa boa!

Viver toda essa experiência única, e ainda conseguir uma “graninha” para se manter durante sua estadia. Demais, não acha?
Calma que tem ainda mais vantagens. Dá só uma olhada:

  • é a melhor forma de entrar no mercado de trabalho internacional;
  • possibilidade de dar início na sua carreira antes mesmo de concluir o curso;
  • obter amadurecimento profissional e pessoal;
  • a experiência do Co-op coloca você um passo (ou vários) na frente de outros profissionais;
  • abertura de diversas portas no mercado profissional;
  • permite que você tenha um currículo de peso;
  • amplia sua rede de contatos, especialmente os profissionais, ou seja, networking;
  • obtenção de muito conhecimento, tanto teórico quanto prático.

Quer uma dica extra? Durante seu período de Co-op aproveite para expandir ainda mais seus horizontes. Participe das mais variadas atividades, como esportes, mentoria de novos alunos, escrever artigos para o jornal da universidade. Enfim, comunique-se e aproveite ao máximo a chance de estar com pessoas de culturas diferentes da sua. Você só terá a ganhar!

Porque Co-op no Canadá

São vários os motivos que fazem com que os intercambistas optem cada vez mais por fazer Co-op no Canadá. Uma delas — e talvez a mais atrativa — é o fato do Canadá ser um país onde os custos com moradia, alimentação e transporte sejam os mais reduzidos.

Lógico que a questão financeira pesa muito na hora de escolher para qual país ir, mas fora isso, o Canadá oferece as melhores chances de emprego após a conclusão do seu programa Co-op. Ou seja, além de trabalhar durante sua permanência, as possibilidades de conseguir um emprego fixo logo após o término do seu curso são enormes, quase que garantidas. Se você tiver interesse em morar definitivamente no país isso é um grande diferencial.

As Principais Áreas com Co-op

Certeza que agora você quer saber se sua área de interesse dispõe desse programa, acertamos? Então lá vai!
É claro que os cursos variam de college para college mas, de modo geral, os cursos que têm mais ofertas para Co-op no Canadá são turismo e hotelaria.

Ainda não é a sua praia? Que tal então marketing, culinária, engenharia, administração ou negócios? Seja qual for a sua escolha, lembre-se: é preciso ter afinidade com o setor escolhido, nada de seguir “modinha”, hein! Só assim você vai conseguir se dedicar com verdadeiro interesse e ter todos os resultados esperados.

O que é Preciso para Embarcar

Ok!!!! A essa altura o Co-op no Canadá é tudo que você sempre buscou. Maravilha! Próximo passo é saber se você tem os requisitos necessários antes de arrumar as malas, que são:

  • ter no mínimo 18 anos;
  • diploma do ensino médio e conhecimento comprovado (fica a critério de cada escola, mas pode ser verificado por entrevista via Skype ou telefone);
  • inglês intermediário.

Quanto à permissão para trabalhar, para obtê-la é preciso que o aluno esteja em um curso com duração superior a 24 semanas, e que não seja apenas para estudo ou aprimoramento do idioma, ou seja, precisa ser um curso para alguma especialização.

Mesmo que o curso do seu interesse seja de nível superior, por exemplo, mas inferior ao período de 24 semanas, a work permit (permissão de trabalho) não é liberada.
Agora que você sabe tudo isso, diz pra gente: Co-op no Canadá não é a melhor escolha para você? Juntar o aprendizado de um novo idioma, conhecer uma nova cultura e pessoas, aprender uma profissão, e ainda conseguir trabalho na área é, definitivamente, a viagem dos sonhos.

E aí, #partiuCanadá?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *